

Após doze horas de negociações, a Prefeitura Municipal de Teresina e estudantes chegaram a um acordo: a 2º tarifa cobrada no sistema de integração será extinta, considerando o prazo de 30 dias para adequação do sistema. Além disso, em março, 33% das linhas do sistema passam a fazer integração plena. Já no mês de junho, a integração alcançará o restante das linhas, ou seja, 56 restantes. Um documento com todos os tópicos discutidos foi assinado por ambas as partes na noite desta quarta-feira, dia 18, no Palácio da Cidade.
A redução da tarifa não foi aceita. O preço do bilhete continua R$ 2,10 (inteiro) e R$ 1,05 (meia passagem). Ainda no sistema de integração, o tempo limite para o usuário pegar o segundo ônibus também foi definido: 90 minutos para percursos com até 8km e duas horas para bairros que ultrapassarem essa quilometragem. Para os percursos acima de 8km o tempo máximo permitido será de duas horas.
Com a extinção da meia passagem, o prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB) ainda não sabe de que forma a compensação financeira será feita para que o sistema seja mantido em funcionamento. Durante entrevista coletiva, ele apenas arriscou alguns caminhos possÃveis para que seja feita a compensação: redução de insumos a ser negociado com os empresários e desoneração do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS).
Principais mudanças
1) Ampliar para 1h30 o tempo para integração dos percursos até 8km do centro de Teresina;
2) Ampliar para 2h o tempo para integração dos percursos acima de 8km do centro de Teresina
3) Continuar a implantação do Plano Diretor com as modificações necessárias em função da bilhetagem eletrônica;
4) A Prefeitura não se opõe a realização de audiência pública para discussão dos contratos de concessão de transporte público, ora judicializado;
5) Comprometimento da Prefeitura Municipal de Teresina na integração plena das linhas de transporte coletivo, seguindo as seguintes etapas:
a) Até 01/03/2012 integração total entre todas as 33 linhas já integradas;
b) Até 01/06/2012 integração total de mais 23 linhas totalizando 56 linhas;
OBSERVAÇÃO: caso não haja condições técnicas para a totalização das 56 linhas, será estabelecido de comum acordo outro prazo para a meta.
6) Retirada imediata da tarifa da segunda viagem, respeitando o prazo de 30 dias para adequação do sistema. Os Movimentos Estudantis se comprometem, juntamente com Prefeitura Municipal de Teresina, buscar subsÃdios para redução de custos do sistema de transporte público.
7) Tendo em vista todas as negociações anteriores e baseado no resultado da auditoria da planilha de custos respaldada por 16 instituições públicas, fica inviabilizada a redução de tarifa. Toda via a Prefeitura Municipal de Teresina reafirma o compromisso de não haver reajustes no ano de 2012.
Fonte: Portalodia