Publicada Terça-feira, 01/04/2014

Categoria aprova minuta proposta em assembleia
“Foi dada a largada inicial para a Campanha Salarial 2014/2015. Esse é o primeiro passo para começar as discussões e deliberações das propostas a serem enviadas ao setor patronal”, relata contente pela participação dos trabalhadores o secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Valdivino Nonato.

Na noite desta segunda feira (31) a categoria realizou assembleia geral que aprovou por unanimidade a minuta proposta. O evento aconteceu no espaço cultural da categoria e contou com centenas de trabalhadores.

Após aprovação, a minuta será encaminhada ao setor patronal e Ministério do Trabalho e Emprego para que sejam analisadas e agendadas as primeiras rodadas de negociação.

A minuta proposta tem como destaque principal em suas clausulas tíquete alimentação, plano de saúde, piso salarial digno, além de clausulas que trata da jornada excessiva, assédio moral, sonegação dos direitos entre outros pontos que foca o trabalho decente para categoria.

De acordo com o secretário geral, os trabalhadores enfrentam jornadas excessivas, com carga horária beirando a 50 horas semanais e o piso salarial pago hoje já não satisfaz as necessidades básicas, além do pagamento de hora-extra, férias e 13º salário com descontos indevidos, suspensões arbitrárias, tíquete alimentação irrisório, sem falar no assédio moral e preconceito a que são submetidos.

“Esta realidade de exploração chega quase que diariamente na sede do sindicato, através de denúncias feitas pela própria categoria e foram constatadas em pesquisas encomendadas pela entidade”, disse Valdivino Nonato.

A campanha salarial 2014/2015, será lançada até a primeira quinzena de abril, onde será feita juntamente com outras categorias de trabalhadores manifestação pelas ruas do centro de Teresina.