Publicada Terça-feira, 01/07/2014

Comerciários de Teresina iniciam greve quinta-feira, dia 3 de julho
Os trabalhadores no comércio de Teresina entram em greve a partir de quinta-feira, dia 3 de julho de 2014.

A decisão foi tomada em virtude do impasse nas negociações, após assembleia geral, com a presença significativa da categoria comerciária.

Apesar de diversas rodadas de negociação, com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho, o setor patronal se recusou a negociar um piso salarial digno. Os comerciários reivindicam piso salarial de R$ 1 mil reais, auxílio educação, plano de saúde, vale alimentação e jornada de trabalho decente.

“Ao contrário, os empresários do setor lojistas insistem em manter longas jornadas de trabalho sem garantir o mínimo necessário para uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras. Eles alegam que os comerciários já recebem salário e que isso já basta para bancar suas necessidades”, disse o secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Valdivino Nonato de Sousa.

De acordo com o sindicalista, o setor patronal teresinense tem, nos últimos dez anos, aproveitado as vantagens e facilidades do governo federal, inclusive comemorando o crescimento físico das lojas e recorde de vendas, mas se nega a repartir parte dos lucros com quem se dedica e contribui com o crescimento do comércio de Teresina.

“A categoria comerciária está comunicando a toda população teresinense sobre o início da greve, solicitando compreensão, apoio e  pedindo aos clientes  evitarem o centro comercial neste período de greve”, disse.