Publicada Segunda-feira, 07/07/2014
Luta
Nota de repúdio - Sindicato dos Comerciários de Teresina
Agressividade é desvio de função, é pressão psicológica, é revista íntima, é demissão imotivada, jornada de trabalho estressante, sem pagamento de hora extra.

Os empregados no comércio de Teresina – através do Sindicato dos Comerciários de Teresina - repudia as declarações do senhor presidente do Sindicato dos Lojistas, Luiz Antonio Veloso, feitas na mídia, na tentativa de transformar a greve dos trabalhadores, um direito justo e legal, em ato de vandalismo.

O presidente do Sindicato dos Lojistas tenta imprimir ao movimento clima de terror, quando diz que lojas foram danificadas, vitrines quebradas e até princípio de incêndio em lojas do centro, além de agressões a populares.

O Sindicato dos Comerciários lamenta os argumentos do presidente do Sindicato dos Lojistas, acreditando que a maioria do empresariado lojista de Teresina não tem esta mesma opinião.

A greve dos trabalhadores no comércio, desde o seu primeiro dia (quinta-feira, 5) teve caráter estritamente pacífico, reivindicatório, além de denunciar a exploração, assédio moral, preconceito e os baixos salários.

Os trabalhadores no comércio entendem que agressividade é negar alimentação, é promover a humilhação dos empregados almoçarem uma “quentinha” nas ruas, e nas praças. Agressividade à dignidade humana é dividir uma “quentinha” para quatro trabalhadores, como sugeriu o atual presidente do Sindicato dos Lojistas, numa mesa de negociação realizada no ano passado, na frente de testemunhas tanto patronal com o laboral.

Em virtude de sua coragem de lutar por seus direitos, a categoria comerciária teresinense tem recebido elogios, apoios e incentivos da população. Os movimentos sociais organizados (sindical, comunitário e popular) demonstram admiração e compromisso com a luta dos comerciários.

É clara a tentativa do Sindicato dos Lojistas em querer pautar somente a desqualificação do movimento grevista, no sentido de evitar discutir o seu problemas, que é o vale alimentação.

Apesar disso, os trabalhadores continuarão abertos à negociação.

A DIREÇÃO