Publicada Quinta-feira, 10/07/2014

Estudo: brasileiros são colegas de trabalho mais leais

A rede social com fins empresariais LinkedIn divulgou pesquisa global que aponta as principais diferenças de comportamento no ambiente corporativo. Segundo o estudo, os brasileiros são um dos mais leais com os colegas de trabalho: 53% não sacrificaria uma amizade para ser promovido, enquanto a média global ficou entre 32% e 38% para a mesma pergunta, dependendo da faixa etária.

No Brasil, os chamados baby boomers (entre 55 e 65 anos) tendem a ser mais leais, com 52% concordando com a afirmativa, mas para a geração Y (entre 18 e 24 anos) parece ser mais fácil passar por cima da amizade em busca do sucesso, com 39%.

A confiança também faz com que muitas vezes o brasileiro siga um conselho do colega de trabalho, em vez de um amigo ou familiar. Mais da metade (54,9%) disse já ter feito isto em situações relativas ao emprego, e cerca de 60% afirmam que discutem problemas familiares na empresa.

Outra diferença marcante é que o brasileiro também tende a ser mais próximo do chefe. Conforme o levantamento, 51% dos entrevistados no País adicionam seus gerentes nas redes sociais - no Reino Unido o índice é de 15%. Além disso, 29% mantêm contato com os chefes fora do expediente sem assuntos relacionados ao trabalho.

Em parceria com a CensusWide, o LinkedIn entrevistou 11,5 mil pessoas em 14 países, com idades entre 18 e 65 anos.

Fonte: Terra