Publicada Terça-feira, 29/07/2014
Campanha salarial 2014
Empresários lojistas fazem acordo individual para barrar greve dos comerciários. Veja video

Divergentes do posicionamento de alguns membros da diretoria do Sindicato dos Lojistas, a maioria dos empresários de lojas do centro comercial já procurou o Sindicato dos Comerciários de Teresina para negociar acordos individuais, baseados na proposta apresentada anteriormente pelo Tribunal Regional do Trabalho.

A proposta formulada pelo Tribunal Regional do Trabalho, que inclui salário de R$ 820,00, ticket alimentação de R$ 6,00 e a Convenção Coletiva anterior, foi endossada pelas diretorias dos sindicatos patronal e laboral. Os comerciários aprovaram a proposta em assembleia, porém os empresários rejeitaram.

“O segmento de empresários que está procurando o Sindicato dos Comerciários comprova que os lojistas, representados pelo Sindlojas, não estão se entendendo e tem divergências quanto à proposta apresentada pelo Tribunal”, afirmou o secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Valdivino Nonato de Sousa..

Segundo Valdivino Nonato, os empresários que já formalizaram o acordo com o Sindicato dos Comerciários estão com suas lojas abertas desde a última segunda-feira, o que significa que as pequenas lojas do centro comercial tem condições de arcar com ticket alimentação, derrubando o argumento do Sindlojas de que os pequenos empresários eram contrários a este benefício.

Ainda conforme o sindicalista, os grandes empresários do segmento, em especial das lojas com renome nacional, já fornecem o ticket alimentação, em valor até superior ao reivindicado atualmente pelos trabalhadores. “Isso demonstra que os empresários de Teresina precisam se adequar aos tempos modernos e não tratar mais os trabalhadores como escravos”, afirmou Valdivino Nonato.