Publicada Quarta-Feira, 29/10/2014

Trabalhador terá falta abonada para fazer prova do Enem
As provas da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem no próximo sábado (8) e domingo (9).

O Enem deste ano teve 9.519.827 pessoas inscritas, um aumento de 21,8%  em relação à edição de 2013. No Piauí foram 206.658 inscrições.

Durante os dias destinados ao Enem o empregado terá direito ao abono de falta. A cláusula esta assegurada em convenção.

De acordo com a convenção lojista, varejista e as demais que fazem parte do sindicato, o empregado estudantes, que vierem prestar exames vestibulares (Enem ou vestibular) devidamente comprovados, será assegurado o direito ao abono das faltas nos dias das provas, desde que o empregador seja comunicado com antecedência de no mínimo 48 horas.

O comprovante a ser apresentado para a empresa é a copia do cartão resposta enviada para o candidato. Caso a empresa descumpra a convenção coletiva de trabalho a penalidade será o pagamento de multa de meio piso (1/2) da categoria em favor do empregado prejudicado.

No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração. No segundo dia, as provas são de linguagens, códigos, matemática e redação. O tempo aumenta para cinco horas e meia de duração. O candidato deve ficar atento à mudança de horário das provas por conta do horário de verão.