Publicada Quarta-Feira, 12/11/2014

Ficou mais fácil ver os salários pagos no Brasil
A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) lançou o site Salários.org, que permite consultar dados sobre o mercado de trabalho e a remuneração oferecida para profissionais de diversas áreas no Brasil.

O destaque da página é a seção “Salariômetro”, que traz resultados de uma pesquisa salarial contínua e instantânea, de abrangência nacional. Com a ferramenta, você pode ver o salário médio de admissão de diversos profissionais em empresas brasileiras. Os dados sempre se referem aos últimos seis meses.

Quem busca o salário de uma determinada profissão pode filtrar os resultados por estado, setor, faixa etária, gênero, cor e grau de escolaridade. Os dados são extraídos do CAGED, do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

Além disso, o site apresenta um acompanhamento dos resultados da negociação coletiva de salários no Brasil. Os dados são coletados por uma leitura eletrônica das convenções e acordos coletivos depositados na página do sistema “Mediador”, do MTE. É possível ver o saldo de negociações sobre piso, reajustes e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). Uma terceira seção do site mostra a evolução da folha de salários no Brasil, com a possibilidade de visualizar os dados por estado ou período.

Fonte: msn