Publicada Quinta-feira, 20/11/2014

Dia da consciência negra e o racismo no mundo do trabalho
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1549.

                0

A data do 20 de novembro, foi escolhida por coincidir com o dia da morte de ” Zumbi dos Palmares ” , em 1695 .

Zumbi dos Palmares foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas).

Contracs reitera a importância do combate ao racismo no mundo do trabalho
Para tratar do tema, confederação lançou campanha permanente de combate ao racismo.
Basta de Racismo! é a campanha permanente de combate ao racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), que visa contribuir com a construção de uma população preparada para debater e combater o preconceito nos ambientes de trabalho e na vida.
 
Neste sentido, a Secretaria de Política de Promoção para a Igualdade Racial da Contracs organiza ações e formação para movimentar o debate e fazer com que o combate ao racismo esteja sempre presente na mente dos dirigentes sindicais bem como se preocupem com esta temática nas negociações coletivas e em suas ações sindicais diárias.
 
Afinal, temos visto diversas manifestações racistas vividas por negros e negras e percebemos que estas atitudes não são pontuais e permanecem ainda em nosso cotidiano como algo comum e imperceptível. Portanto, precisamos combater todas as ações preconceituosas que de alguma forma perpetuam o racismo em nossas relações de vida e no mundo do trabalho, assim como os anúncios de emprego que pedem foto ou exigem pessoas de cor branca; a constante remuneração menor para negros e negras bem como a dificuldade em ascender profissionalmente devido a cor de pele.
 
Com esta campanha, a Contracs espera que ações se desenvolvam em cadeia e em âmbito nacional para ampliar o debate e sensibilizar a classe trabalhadora sobre o tema. Desta forma, evidenciamos a questão racial junto ao ramo e fortalecemos nossas bases sobre esta temática.

Fonte: Contracs