Publicada Quinta-feira, 11/12/2014

Comerciários de Teresina denunciam irregularidades e Atacadão Nacional se compromete em resolver os problemas
Após denúncias de condições indevidas de trabalho, descumprimento da Convenção Coletiva, problemas nas homologações, alto índice de demissão no Atacadão de Teresina (Piauí), diretores do Sindicato dos Comerciários, através da Confederação Trabalhadores no Comércio (Contracs), convocou reunião com o setor nacional de Recursos Humanos do Atacadão para resolver os problemas.

O vereador Gilberto Paixão, secretário geral do Sindicato licenciado do cargo, afirmou que o Atacadão de Teresina passou dos limites, uma vez que a administração local não tem nenhum poder para resolver, e vem sempre adiando e empurrando os problemas com a “barriga”.

O presidente da Contracs, Alci Matos, foi enfático em afirmar que era necessária urgência na solução dos problemas, já que a diretoria de Recursos Humanos estava presente. “Não vamos fazer mais uma reunião para marcar outra reunião”, disse.

A diretora da Rede Multinacional Atacadão, da Contracs, Hariana Marques, funcionária do Atacadão/Teresina, afirmou que são inúmeras as irregularidades, assédio e perseguições, além de problemas pontuais, como falta de bebedouro e  ar condicionados suficientes, local para repouso, dentre outros.

Após ouvir os relatos dos trabalhadores, feitos pelo diretor Juridico do Sindicato dos Comerciários, Rosendo Pinheiro, que recebe e acompanha as denúncias junto à Superintendência do Trabalho, e à assistir a um vídeo feito em 2012 comprovando o que estava em discussão, Marcos Tasso se comprometeu em resolver os problemas apresentados, inclusive assinando a ata da reunião.

O diretor de Recursos Humanos do Atacadão, Marcos Tasso, afirmou que a questão dos bebedouros será resolvida, uma vez que ainda falta instalar outros aparelhos, assim como também se comprometeu em agilizar e resolver o problema do calor no local de trabalho já em janeiro.

Em relação aos atrasos nas homologações, o Sindicato e o Atacadão entraram em acordo, afirmando que haverá maior diálogo e entendimento, para acabar com a humilhação e o desrespeito com o trabalhador na hora da rescisão.
Sobre a liberação de diretores para realizar atividades sindicais, o diretor do setor nacional de Recursos Humanos confessou que houve equívoco por parte do Atacadão, uma vez que a Convenção Coletiva permite 18 liberações ao ano, com ônus para a empresa, mas liberações acima desta com ônus para o sindicato, o que acarretava dúvidas e incompreensões.

Marcos Tasso também agilizou reunião com uma comissão formada por membros da administração local do Atacadão/Teresina e membros da Rede Multinacional, no caso Hariana Marques e Paulo Roberto Santos. O objetivo desta comissão é verificar e acompanhar a solução dos problemas.

A reunião foi realizada no dia 5 de dezembro, com as presenças de Marcos Tasso, representando o Atacadão Nacional, o presidente da Contracs, Alci Matos, a secretária de Relação Internacional, Lucilene Binsfeld, membros da diretoria do Sindicato dos Comerciários, representantes da administração local do Atacadão/Teresina, o vereador Gilberto Paixão, a diretora de Relações do Trabalho da Contrcas e secretária de Comunicação do Sindicato dos Comerciáreios de Teresina, Maria do Rosário Assunção, diretor da Rede Multi Walmart, Paulo Roberto Santos, advogados do sindicato, dentre outros.