Publicada Segunda-feira, 12/01/2015

Prefeitura tenta reduzir frota de ônibus, mas Sintetro intervém
Em pleno processo de mudanças para a melhoria no sistema de transporte coletivo, a Prefeitura de Teresina tenta reduzir o número de ônibus em circulação.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) já havia solicitado a retirada de 40 ônibus, mas teve que voltar atrás, depois da intervenção do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro-PI).

De acordo com o presidente do Sintetro, Francisco das Chagas Oliveira, estava em andamento a redução da frota, mas a diretoria do Sintetro mostrou ao superintendente da Strans que a lei municipal que autorizou o processo de licitação assegurou os empregos de todos os trabalhadores. O autor da emenda à lei, aprovada na Câmara Municipal, é o vereador Gilberto Paixão.

A redução em 16% da frota constava de estudo da Strans. Caso se concretizasse esta redução, mais de 180 profissionais seriam demitidos do sistema, o que feriria a lei municipal aprovada no ano passado.

“É inconcebível. Além de velhos, sujos e sucateados, a frota de ônibus está no seu limite e não existem condições de redução. A Strans está na contramão. Nós queremos é o aumento da frota e a inclusão de novas linhas para atender a todos os bairros e vilas de Teresina”, disse Francisco das Chagas.

Fonte: SINTETRO