Publicada Quarta-Feira, 04/03/2015
NOTA Á POPULAÇÂO
Sindicato dos Comerciários de Teresina se manifesta contra MPs trabalhistas
A Diretoria reconhece que as medidas provisórias prejudicam a classe trabalhadora, em especial a categoria comerciária.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina, através de sua Diretoria Colegiada vem, de público, manifestar sua posição contrária às novas regras de concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários (Mediadas Provisórias 664 e 665), ao tempo em que exige a revogação das citadas medidas.

O Sindicato dos Comerciários entende que as medidas retiram direitos dos trabalhadores, no seguro-desemprego, abono salarial, seguro-defeso, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão.

Em relação ao seguro-desemprego, antes podiam solicitar o seguro-desemprego as pessoas que tivessem trabalhado durante os seis meses anteriores à demissão. Agora, só têm direito os que ficaram empregados por 18 meses nos últimos dois anos.

Os trabalhadores do comércio e da construção civil serão os mais atingidos, porque nesses setores há mais rotatividade e é comum contratar por períodos entre seis meses e um ano.

O Sindicato dos Comerciários ressalta que existem alternativas para o ajuste fiscal, como tributar grandes fortunas, que renderia 100 bilhões por ano. Os trabalhadores não podem pagar a conta pela crise e o mau desempenho da economia.

Reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando em defesa dos direitos dos trabalhadores, por melhores salários e condições de trabalho e convidamos todos os trabalhadores o ato no dia 13 de Março contra a retirada de direitos, e em defesa da classe trabalhadora, da Petrobrás e da Reforma Política.

A DIRETORIA