Publicada Segunda-feira, 20/04/2015

PL 4.330: posição de deputados causa insatisfações e cobranças de empresários
Para um líder partidário, bancadas tiveram medo de desgaste junto ao eleitorado numa 'conta futura'; votação será retomada na quarta-feira (22)

Adiamento da votação dos destaques do PL foi decidido enquanto trabalhadores se manifestavam nas ruas em todo o país

A pressão das manifestações populares contra o Projeto de Lei (PL) 4.330, que trata da terceirização, e a repercussão contrária ao texto nas redes sociais provocaram mais do que o adiamento da apreciação da matéria na Câmara dos Deputados, decidido na quarta-feira (15). A vitória creditada aos movimentos populares, que dedicaram os últimos dias a divulgar e conscientizar a população para pontos considerados negativos aos trabalhadores no teor do texto, provocou grande insatisfação, também, por parte dos representantes do empresariado com os parlamentares. Principalmente, os que mudaram de opinião em plena votação no plenário.

O adiamento da matéria levou entidades de defesa do patronato, como as confederações nacionais da Indústria (CNI) e da Agricultura (CNA) a fazerem uma reunião, na quinta-feira (16) para avaliar o perfil dos políticos que estão, hoje, no Congresso Nacional. Conforme um parlamentar que integra bancada partidária favorável à votação do projeto da forma como se encontra, foi constatado, entre a maior parte dos presentes a essa reunião, que os parlamentares cederam à pressão popular porque não se sentem seguros dos votos recebidos pelo eleitorado que os elegeu.

E isso se deu, porque a maior parte da composição da Câmara dos Deputados, conforme essas confederações, não possui raízes históricas com uma determinada base eleitoral, tendo sido eleita a partir de campanhas caras, patrocinadas em sua maior parte por financiamento dessas mesmas empresas.

“Ficou um sentimento de traição, em relação ao PL, por deputados que tinham firmado um acordo de trabalhar pela matéria e que, de última hora, resolveram voltar atrás, por conta da pressão popular. O grupo que está no Congresso hoje, cada vez mais, demonstra ser muito fraco: de ideias, de discurso e até na forma de se posicionar em reuniões de negociação sobre um determinado assunto, como foi o caso”, disse esse parlamentar que preferiu não ser identificado.

Fonte: RedeBrasilAtual