Publicada Segunda-feira, 11/05/2015

Contagem regressiva para a 5ª Marcha das Margaridas Trabalhadoras Rurais do Piauí
A todo vapor. Assim estão acontecendo os preparativos para a 5ª Marcha Estadual das Margaridas Trabalhadoras do Piauí. Um grande movimento, coordenado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG-PI), que será realizado no próximo dia 21 deste mês, e ocorrerá simultaneamente em todo o país.

A concentração vai acontecer a partir de 6h da manhã, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí.

De acordo com a Secretária de Mulheres da FETAG-PI, Francisca Gilberta (a Caçula),cerca de três mil pessoas já confirmaram presença. “Logo em seguida, às 8h, seguiremos em marcha pelo centro de Teresina”, explicou.

Segundo Caçula, a multidão sairá em percurso passando pela avenida Frei Serafim, com paradas estratégicas na Caixa Econômica Federal ( Areolino de Abreu),  INSS, Banco do Nordeste, Defesa Civil e Palácio do Karnak, onde ocorrerá uma audiência com o governador Wellington Dias.

“No último dia 17 de abril foi entregue ao Governado do Estado a nossa Pauta da Marcha das Margaridas, contendo as reivindicações do movimento sindical. E ficou acertado que o Governador nos daria o resultado no dia da nossa marcha”, disse Caçula.

A atividade será encerrada na Praça da Liberdade, onde haverá a socialização da reunião com o governador.

Como a Marcha das Margaridas acontece?

A Marcha das Margaridas é uma homenagem a trabalhadora rural Margarida Alves, que foi assassinada. O movimento coloca milhares de mulheres do campo e da floresta vindas de todo o Brasil em marcha nas avenidas de Brasília.

Em cada uma de suas edições, a Marcha das Margaridas realiza um amplo processo de construção de sua plataforma política através de reuniões com a coordenação ampliada da Marcha – responsável por debater nos movimentos parceiros, nas federações, sindicatos e comunidades rurais os pontos que integram sua plataforma política.

A cada realização, a Marcha das Margaridas entrega um documento político para o governo federal, contendo sua plataforma política e pauta de reivindicações, que são objeto de apreciação e resposta por parte do governo, além de reuniões e negociações da pauta que fazem parte da agenda das Margaridas em Brasília.

A Marcha das Margaridas também elabora uma pauta interna dirigido ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) com pontos considerados importantes e necessários para consolidar relações mais justas, democráticas e igualitárias dentro do próprio movimento sindical, que culminam, necessariamente, com o fortalecimento de todas e todos.

Fonte: FETAG_PI