Publicada Segunda-feira, 11/05/2015

INSS gastou mais de R$ 3 milhões com salário-maternidade em 2015 no Piauí
Os dados são da Seção de Atendimento da Gerência Executiva do INSS em Teresina. Acesse Piauí

De janeiro a maio de 2015, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Piauí, concedeu mais de 5 mil salários-maternidade, sendo que 928 destinaram-se à seguradas do setor urbano e 4.922 para seguradas rurais. Para pagar todos esses benefícios, o INSS gastou mais de R$ 3 milhões somete este ano. Os dados são da Seção de Atendimento da Gerência Executiva do INSS em Teresina.

No ano passado, 8.749 salários-maternidade foram concedidos no Estado, gerando gastos de R$ 16 milhões ao INSS. Nos últimos dez anos o instituto desembolsou mais de R$160 milhões, equivalente a 206.371 auxílio salário maternidade concedidos no Piauí.

O salário-maternidade é o benefício concedido às trabalhadoras que contribuem para a Previdência Social e que em 120 dias precisaram ficar afastadas do emprego em razão do parto ou adoção, o benefício é pago durante este período para que elas possam cuidar da criança.

O benefício pode ser requerido nas agências da Previdência Social. O agendamento pode ser feito através da Internet, no portal da Previdência Social (www.previdenciasocial.gov.br), pelo telefone 135 ou direto nas Agências.

Fonte: Acesse Piauí