Publicada Segunda-feira, 20/06/2016
GREVE
Categoria comerciária fará manifestação dia 24/06 e já discute greve

Os trabalhadores e trabalhadoras do comércio decidiram fazer uma manifestação no centro comercial na próxima sexta-feira (24) contra o não fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho. No mesmo dia, a partir das 18 horas, será realizada assembleia específica para discutir as sugestões de dissídio coletivo e realização de greve.

As decisões foram tomadas pela categoria comerciária durante assembleia geral, realizada na noite de sexta-feira, dia 17 de junho. O motivo é o impasse nas negociações com o setor patronal. Os patrões apresentaram propostas de retirar direitos dos trabalhadores conquistados nas convenções de trabalho anteriores, como a retirada da antecipação salarial, o aumento da jornada de trabalho no período natalino, além de não discutir a implantação do ticket alimentação para quem trabalha seis horas.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Valdivino Nonato de Sousa, após várias rodadas e impasses nas negociações, a categoria comerciária chegou ao seu limite e propôs reajuste linear de 10% e a inclusão das demais cláusulas da convenção anterior.

A proposta apresentada pelos patrões, segundo Valdivino Nonato, é humilhante e desrespeitosa e foi rejeitada. “Além de retirar direitos conquistados, os patrões apresentaram a proposta de reajuste do piso e ticket alimentação pela inflação (9,82%) e 8% (índice abaixo da inflação) para que recebe acima do piso.