Publicada Terça-feira, 28/06/2016
Mobilização
Greve no comércio de Teresina inicia dia 1º de julho
A paralisação é por tempo indeterminado. A decisão foi tomada no dia 24 de junho de 2016.

Caso o setor patronal não apresente uma contraproposta de reajuste salarial decente até a próxima quinta-feira, a categoria comerciária inicia greve por tempo indeterminado já na sexta-feira, dia 1º de julho de 2016. Esta decisão foi tomada durante assembleia realizada pelos trabalhadores e trabalhadora, no dia 24, dia da manifestação pelo centro comercial.

Além de deliberar sobre a instalação do movimento paredista por tempo indeterminado, a assembleia autorizou a diretoria do Sindicato dos Comerciários a instaurar o dissídio coletivo data base 2016.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Valdivino Nonato de Sousa, até agora o setor patronal apresentou uma proposta humilhante, que foi acabar com a antecipação salarial, que repõe as perdas de junho a dezembro, e aumentar a jornada de trabalho no período natalino, com a inclusão de mais um sábado.

“O mesmo desrespeito foi em relação ao reajuste salarial. Eles ofereceram apenas a inflação (9.82%) para o piso e o ticket alimentação. Nós apresentamos proposta de reajuste linear de 10%, mais a manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho de 2015-2016”, afirmou Valdivino Nonato.