Publicada Quinta-feira, 30/06/2016

Prazo para trabalhador sacar R$ 880 de abono salarial acaba hoje
O prazo para o trabalhador sacar os R$ 880 de abono do PIS/Pasep de 2015 termina nesta quinta-feira (30). Até a véspera, cerca de 1,3 milhão de pessoas ainda não foram buscar o dinheiro, segundo o Ministério do Trabalho.

No total, já foram pagos mais de R$ 18 bilhões a 22,27 milhões de trabalhadores. "O abono salarial é um 14º salário direcionado ao trabalhador de baixa renda", afirmou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Quem tem direito?

O benefício é pago aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2014. É preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2014. Além disso, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho.

Qual o valor? Um salário mínimo.

O que acontece com o dinheiro não recebido? Os valores que não são sacados até o final do prazo vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), um fundo vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e responsável pelo pagamento do seguro-desemprego, por exemplo.

Onde sacar o dinheiro? O PIS (Programa de Integração Social) é para trabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa, enquanto o Pasep (Patrimônio do Servidor Público) é para servidores públicos, e deve ser sacado no Banco do Brasil.

Mais informações: pelos telefones 158, 0800-7260207 (Caixa) e 0800-7290001 (Banco do Brasil).

Antes de sacar o abono salarial, confira se o valor não foi depositado diretamente na conta
Se não foi depositado, quem é funcionário de empresa privada deve ir a uma agência da Caixa, levando um documento de identidade
O trabalhador de empresa privada que tem o Cartão do Cidadão e uma senha cadastrada pode pegar o abono nos caixas eletrônicos da Caixa ou em uma lotérica
Quem é servidor público deve ir a uma agência do Banco do Brasil,  levando um documento de identidade