Publicada Quarta-Feira, 13/07/2016

Cerca de 65% dos benefícios do INSS no Piauí são auxílios-doenças
Levantamento realizado pelo Departamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí aponta que houve crescimento no número de benefícios concedidos nos seis primeiros meses de 2016.

"A maior procura é pelo auxílio-doença no Piauí e em todo o país. Esse benefício é temporário, dura cerca de meses a dois anos, o que impacta no orçamento, no pagamento de benefícios do INSS. Além de impactar nas contas da Previdência, isso é ruim para o trabalhador que deixa de trabalhar e para as empresas que têm prejuízos", disse o gerente executivo do INSS no Piauí, Carlos Viana.

No Estado há cerca de 630 mil segurados, o que corresponde a cerca de R$ 460 milhões por mês.

"Somente de janeiro a julho, deste ano, foram concedidos 47.500 benefícios, o que representa algo em torno de R$ 47 mil. Essa é a média anual que temos observado ao longo dos últimos anos. Por ano, o incremento é de 7% a 10% dos benefícios pagos pelo INSS", disse o gerente executivo do INSS no Estado.

Ele explicou ainda que o aumento anual se deve ao crescimento da população.

"A população vem aumentando, os jovens entram mais cedo no mercado do trabalho e têm todos os direitos aos benefícios. As mulheres que se casam e têm filhos também têm direito ao salário-maternidade", explica Viana.

O gerente executivo ressalta ainda que os benefícios concedidos pelo INSS são monitorados constantemente para evitar fraudes.

"A população é parceira nisso e tem nos ajudado a descobrir fraudes ligando para o 135. O INSS juntamente com o MP e a PF têm desbaratado quadrilhas que fraudam a Previdência", reitera.

Em junho deste ano, a Polícia Federal deflagrou a operação Sambito que desarticulou uma quadrilha especializada em fraudes previdenciárias na microrregião de Valença  do Piauí (a 210 km de Teresina), localizada no Vale do Sambito. Foram cumpridos 24 mandados e mais de 500 segurados tiveram benefícios suspensos. O prejuízo causado ao INSS foi superior a  R$ 10 milhões.

"Todas essas pessoas já foram comunicadas e estão comparecendo ao INSS porque têm o direito à defesa. Estamos vendo não só esses 500 benefícios identificados pela PF, mas outros benefícios pois, nesse caso, houve participação de um servidor. O monitoramento é permanente", finaliza Carlos Viana.

Fonte: CidadeVerde