Publicada Terça-feira, 22/11/2016

Consumidor deve ficar atento às armadilhas de vendas na Black Friday
Alguns sites escondem pegadinhas que podem causar prejuízos ao bolso do consumidor que pretende comprar

Na próxima sexta-feira (25), acontece a chamada Black Friday - data que se tornou popular no mundo inteiro pela grande quantidade de promoções e descontos ofertados. Apesar das vantagens apresentadas, os consumidores devem estar alerta para que a facilidade não se transforme em um problema. Todos os anos, algumas reclamações são bem comuns por parte de quem compra produtos no período da Black Friday.

No Brasil, desde que a data se tornou popular, muitos consumidores reclamam da chamada “Metade do Dobro”. Isso acontece quando algumas empresas aumentam o preço do produto antes da Black Friday e depois baixam novamente, para o desconto parecer maior. Para fugir dessa armadilha, a orientação é monitorar os preços do produto pesquisado nos dias que antecedem o evento.

Na Black Friday, a maior parte das compras é realizada através da internet. Apesar da maior facilidade, também é importante ficar atento. Alguns sites escondem pegadinhas, que podem causar prejuízos ao bolso do consumidor que, na hora de concluir a compra, se depara com um preço diferente do anunciado na promoção, geralmente maior. Outro ponto que deve ser observado por quem vai fazer as compras na Black Friday através da internet diz respeito ao valor cobrado pelo frete do produto. Em alguns casos, o desconto pode ser até vantajoso, mas o preço do frete pode causar uma frustração ao consumidor, o que torna a compra inviável financeiramente.

O assessor jurídico do Procon-PI, Edvar Carvalho, faz um alerta aos consumidores que pretendem comprar produtos durante a Black Friday. Ele explica que, por trás dos descontos oferecidos, pode haver uma má fé das empresas. “O consumidor deve absorver a informação com cautela. É importante verificar se a oferta atende realmente às expectativas, levando em consideração todos os aspectos, como forma de pagamento, valor do frete”, destaca.

Outra recomendação de Edvar Carvalho é que os consumidores pesquisem a reputação das lojas antes de realizar a compra, seja ela presencial ou virtual. “Isso pode evitar um problema maior e até prejuízos financeiros”, comenta.

Fonte: Jornal O Dia