Publicada Quinta-feira, 24/11/2016

Emocionado, vereador Paixão recebe Título de Cidadão Teresinense
A solenidade foi realizada na noite desta quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Teresina. O proponente foi o vereador Coronel Edvaldo Marques.

A solenidade de entrega do título de Cidadão Teresinense, realizada na noite desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Teresina, emocionou o homenageado, vereador Gilberto da Paixão Fonseca, do Partido dos Trabalhadores.
Segundo palavras do próprio homenageado, foi um dos momentos mais importantes de sua vida porque reuniu os familiares, os amigos, os colegas de profissão, colegas vereadores, as lideranças da classe trabalhadora e recebeu o carinho verdadeiro.
 “Passou um filme em minha cabeça. Lembrei  de tudo que passei para chegar até aqui. As dificuldades lá em Floriano, a luta para sobreviver e ajudar a família quando cheguei a Teresina e a militância no movimento sindical, uma grande universidade, onde encontrei, de fato, o sentido de lutar em defesa dos trabalhadores”, afirmou o vereador Paixão.
A mesa de honra foi composta pelo homenageado, vereador Paixão, sua mãe, Teresinha da Paixão Fonseca, a irmã, Gircleide da Paixão Fonseca; o autor da solicitação, vereador Coronel Edvaldo Marques, a vereadora petista Rosário Bezerra, vereador Tiago Vasconcelos, o pastor Francisco, o presidente do Sindicato dos Previdenciários do Piauí, Antonio Machado, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, o presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, o padre Ladislau João de Sousa e  Neguim, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.
A entrega do Título de Cidadão Teresinense iniciou como manda o protocolo. O proponente da homenagem, o vereador Coronel Edvaldo Marques, fez um breve histórico da trajetória de vida de Gilberto Paixão, desde a cidade de Floriano, onde nasceu, até o Mandato da Classe Trabalhadora, que mantém na Câmara Municipal, com destaque entre os parlamentares da atual legislatura.
Após as palavras do vereador Coronel Edvaldo Marques, diversos componentes da mesa de honra ocuparam a tribuna para falar da vida e do trabalho desenvolvido pelo vereador Paixão, que todos denominaram como um dos petistas históricos, de posições firmes, que dialoga com diversos setores, mas que cede um milímetro de suas convicções, daquilo que acredita ser o melhor para as pessoas injustiças, exploradas, empobrecidas.
O vereador Paixão foi o último a falar. Nas galerias estavam diversas lideranças do movimento sindical de Teresina,  amigos, companheiros de longas datas. Ele fez questão de cumprimentar cada, de cadeira em cadeira.
 A emoção tomou conta do discurso do homenageado ao agradecer ao vereador Coronel Edvaldo Marques pela iniciativa. “Honra-me muito receber este Título de Cidadão Teresinense, em especial pelas mãos deste parlamentar sério, honesto e dedicado. O mais respeitado nesta casa Legislativa”, disse.
Ao falar de são mãe, dona Teresinha e de suas irmãs, o vereador embargou a voz. Elas são as verdadeiras guerreiras de minha vida. “O que de mais importante na vida eu tive: o amor de mãe e o carinho da família. Agradeceu aos filhos e netas presentes. As dificuldades nós enfrentamos juntos. E estamos aqui para seguir em frente”, disse.
Paixão lembrou ainda das inúmeras amizades que cultivou ao longo da vida. As amizades do trabalho. Ele fez questão de lembrar dos companheiros da Loja Esplanada, onde construiu a base de sua atuação. Falou dos companheiros fundamentais em sua trajetória dos sindicatos de trabalhadores, dos presentes e dos ausentes à solenidade.
“Um momento como este, a gente nunca esquece”, finalizou.