Publicada Quarta-Feira, 28/06/2017

Comerciários realizam assembleia para deliberar sobre fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho
O Sindicato dos Comerciários de Teresina está convocando toda categoria para participar da assembleia nesta sexta-feira (30), analisar e deliberar sobre as propostas. Quem vai decidir é a maioria dos trabalhadores presentes.

A categoria comerciária de Teresina realiza nesta sexta-feira (30) assembleia geral para analisar e deliberar sobre as propostas construídas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), com o objetivo de fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018. A assembleia será realizada a partir das 18 horas, no estacionamento, ao lado da sede do Sindicato dos Comerciários, na rua David Caldas.

As negociações entre os setores patronal e laboral aconteceram na sede do TRT, com a participação de representantes do Sindinlojas e do Sindicato dos Comerciários, mas serão os trabalhadores que irão analisar e deliberar sobre as propostas. Por isso, é importante a presença na assembleia.

As principais propostas apresentadas são as seguintes: piso salarial de R$ 1.021,06 (reajuste de 4% para o piso e também para quem ganha acima do piso), ticket alimentação de R$ 7,70 (reajuste de 6,20%), domingo trabalhado de R$ 47,39, além da manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho anterior.

A novidade nas propostas é a colocação de uma cláusula na Convenção Coletiva que preserva todos os direitos garantidos aos trabalhadores terceirizados do comércio. Ou seja, os terceirizados serão representados pela Convenção Coletiva de Trabalho. Caso seja aprovado, o Sindicato dos Comerciários de Teresina será o pioneiro no Brasil a garantir todos os direitos aos terceirizados.