Publicada Quarta-Feira, 27/07/2011
Sindcom
Trabalhadores do comércio denunciam cárcere privado
Os trabalhadores e trabalhadoras da Loja Rabelo denunciaram aos diretores do Sindicato dos Comerciários de Teresina que são constantemente obrigados a ficar dentro das lojas, após o expediente normal, caracterizando “cárcere privado”.

A denúncia foi feita durante a assembléia na noite de terça-feira (26), quando a categoria decidia sobre a greve no comércio.

Após a denúncia, os diretores se dirigiram à Loja Rabelo da Rua Álvaro Mendes, no centro, e constataram a prática criminosa. Os trabalhadores foram encontrados às 19h30 horas dentro da loja fazendo limpeza.

Ao tentarem resgatar um funcionário que ainda se encontrava preso local, os sindicalistas encontraram resistência por parte dos gerentes que baixaram a porta automática em cima de um dos membros do sindicato, o que causou o travamento da porta.

“Não houve quebra-quebra. O que houve foi uma denúncia de cárcere privado de trabalhadores dentro da loja. Fomos acionados por uma denúncia e nos prontificamos imediatamente a resolver o problema”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão.

Ainda de acordo com Gilberto Paixão, apesar de inúmeros pedidos de fiscalização ao Ministério do Trabalho, diversas lojas do centro comercial continuam mantendo, obrigados, os empregados dentro das lojas após o expediente normal. Segundo ele, a Loja Rabelo é uma das campeãs desta prática, inclusive mantendo seus funcionários limpando as lojas nos sábados.

“O papel do sindicato é lutar por melhores condições de salário e de trabalho. E nós não vamos fugir à nossa obrigação. Vamos continuar denunciando os maus tratos doa a quem doer”, disse Paixão.