Publicada Quinta-feira, 05/07/2018
Comerciários fazem assembléia e podem iniciar greve em supermercados
A assembleia será realizada no dia 11 de julho de 2018, às 18h, na sede do Sindicato dos Comerciários.

Em virtude das propostas de trabalho semi-escravo apresentadas pelos empresários do setor de supermercados para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2018-2019, os trabalhadores podem iniciar uma greve por tempo indeterminado já na próxima semana.

Uma assembléia marcada para o dia 11 de julho, às 18h, na sede do Sindicato dos Comerciários, vai discutir as contrapropostas patronais e apreciar a proposta de greve por tempo indeterminado.

Além de não apresentar proposta de reajuste do piso salarial, o setor patronal não quer reajustar o valor do domingo trabalho e nem do tíquete refeição. Ao contrário, o setor patronal quer intervalo de 30 minutos para refeição e descanso, abertura dos supermercados até meia-noite, sem acordo, ampliar o número de feriados abertos, inclusive o Dia de Finados e o funcionamento em todos os dias do carnaval.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão, estas propostas, além de atropelarem cláusulas que já se consolidaram ao longo dos últimos anos, cortam a carne do trabalhador e trabalhadora tal qual o açoite de um chicote.

“Diante da afronta patronal, o sindicato laboral está convocando assembleia geral para próxima quarta-feira, oportunidade onde será analisada a contraproposta patronal, bem como será apreciada a proposta de realização de greve por tempo indeterminado no setor de supermercado, caso seja mantidas as propostas apresentadas”, afirmou Gilberto Paixão.