Publicada Quarta-Feira, 27/01/2021

Sindicato participa de reunião na SEMEC para discutir sobre creches para mães comerciárias
Durante a reunião, Gilberto Paixão relatou a luta árdua que o sindicato realizou para que fosse construída uma creche no centro para atender as mães comerciárias.

Na manhã da terça-feira (26), a diretoria do Sindicato dos Comerciários de Teresina, representada pelo secretário geral, Gilberto Paixão e pela secretária de mulheres, Rosário Assunção, foi prontamente acolhida pelo secretário de educação de Teresina, professor Nouga Cardoso, para tratar de pautas relacionadas a creche para as mães trabalhadoras do comércio.

De acordo com Paixão, a conquista da creche foi bastante acolhida e necessária, pois foi uma solução para uma reivindicação antiga e prioritária da categoria.

“Após quase 4 anos de existência da creche, a procura por vagas só aumenta. Isso prova que tem sido cada vez mais necessária a creche para as mães comerciárias. Nosso diálogo está voltado para ampliação da creche e o conseqüente o aumento do número de vagas para tentar atender o máximo de mães trabalhadoras”, relata Paixão.

O secretário Nouga Cardoso manifestou-se totalmente favorável a ampliação de novas creches em Teresina. Para ele, hoje está mais que necessário acolher as crianças em tempo integral para que as mães possam continuar trabalhando.

“Estamos de acordo com a reivindicação do sindicato, por entender que é uma necessidade das mães comerciárias. Diante dessa realidade, a SEMEC junto com o prefeito, vai captar recursos para tentar atender melhor a essa demanda. Estamos dispostos a ouvir e dialogar com o sindicato que está à frente dessa luta com as comerciárias”, reforça o secretário Nouga Cardoso.

Para a secretária de Mulheres, Rosário Assunção, a creche também tem sido um reforço de manutenção dos empregos das comerciárias, uma vez que após a licença maternidade a quantidade de desempregos de mães era alta.

“Não temos dúvidas que a creche contribuiu bastante para a permanência dos empregos das comerciárias mães. Por isso precisamos urgentemente aumentar a quantidade de creches. Atualmente, temos a base de 20% da demanda de mães comerciárias atendidas pela creche no centro, ou seja, ainda é pouco para a procura que temos diariamente. É um caso de urgência”, conclui Rosário Assunção.

Para encaminhamento, a SEMEC se prontificou de repassar as pautas ao prefeito da capital na intenção de disponibilizar recursos para uma ampliação ou construção de nova creche para as mães comerciárias de Teresina.