O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que
notificará mais de 80 mil empregadores sobre a regularização do recolhimento do
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de seus
trabalhadores domésticos por meio do DomicÃlio Eletrônico Trabalhista (DET)a
partir desta quarta-feira (17).
De acordo com relatório obtido com exclusividade pelo g1, os
empregadores registrados no DET geram empregos para 154 mil trabalhadores
domésticos em todo o paÃs, com débitos de FGTS que somam mais de R$ 375,1
milhões.
Entre os estados, São Paulo concentra os maiores números:
26,5 mil empregadores, 53 mil trabalhadores e quase R$ 136 milhões em débitos.
Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia também registram valores expressivos.
Como serão as notificações
A ação, coordenada pela Coordenação Nacional de Fiscalização
do Trabalho Doméstico e de Cuidados (CONADOM), terá caráter orientativo neste
primeiro momento, estimulando a regularização voluntária até 31 de outubro.
Após o prazo, empregadores que não regularizarem a situação
poderão ter seus processos encaminhados para notificação formal e levantamento
oficial dos débitos.
A Inspeção do Trabalho recomenda que os empregadores
acompanhem regularmente as mensagens no DET, para evitar perda de prazos e
possÃveis prejuÃzos legais.
Os comunicados foram elaborados a partir do cruzamento de
informações do eSocial com
as guias registradas e pagas à Caixa Econômica Federal, que indicam possÃveis
débitos no recolhimento do FGTS.
Além de incentivar a regularização, a ação busca reforçar a
importância do cumprimento das obrigações trabalhistas no setor doméstico,
envolvendo empregadores, entidades sindicais e trabalhadores.
DET é obrigatório para MEIs e empregadores domésticos
Desde agosto de 2024, o DomicÃlio Eletrônico Trabalhista
(DET) passou a ser obrigatório para Microempreendedores Individuais (MEIs) e
para empregadores de trabalhadores domésticos.
A plataforma, administrada pela Secretaria de Inspeção do
Trabalho, funciona como canal oficial de comunicação do órgão com os
empregadores. Sua finalidade é simplificar o cumprimento das obrigações
trabalhistas.
De acordo com o governo, todos os CPFs e CNPJs já têm
cadastro automático no DET. No entanto, desde agosto do ano passado, os
usuários devem acessar a plataforma para atualizar seus dados de contato. Esse
procedimento é gratuito. (veja aqui como fazer)
As informações fornecidas pelo empregador servem para o
envio de comunicados da Inspeção do Trabalho, como atos administrativos,
fiscalizações, intimações, notificações, decisões administrativas e avisos em
geral.
As mensagens recebidas na caixa postal do DET têm validade
legal, e o governo considera que o usuário toma ciência delas automaticamente
após 15 dias. Essas notificações não precisam ser publicadas no Diário Oficial
da União nem enviadas por correio.
Para MEIs e empregadores com trabalhador doméstico
registrado, todas essas regras entraram em vigor no ano passado.
Independentemente do prazo, a atualização do cadastro pode ser feita a qualquer
momento, informa o Ministério do Trabalho e Emprego.
Para os demais empregadores, a obrigatoriedade do DET já
estava em vigor há mais tempo.