Publicada Quarta-Feira, 13/04/2011
Geral
Altos será contemplado com agência do INSS
Dentro de seis meses a população de Altos e região deve passar a contar com uma agência da Previdência Social.

                0

 

A previsão é do gerente executivo do INSS no Piauí, Carlos Augusto da Silva Viana, que visitou a obra na manhã de hoje (13), em companhia do deputado estadual Cícero Magalhães (PT), do vice-prefeito de Altos, Marcelo Mascarenhas, lideranças políticas e comunitárias. A construção faz parte do PEX – Programa de Expansão da Rede de Atendimento, que vai beneficiar 11 cidades: Altos, José de Freitas, Miguel Alves, Batalha, Esperantina, Piracuruca, Cocal, Luís Correia, Canto do Buriti, Pedro II e União.

Só a agência de Altos vai beneficiar cerca de 80 mil segurados da microrregião que agrega também os municípios de Alto Longá, Beneditinos, Coivaras, Pau D’arco e Novo Santo Antônio. Hoje a população dessas cidades precisa se deslocar 40 quilômetros até Teresina, em busca de atendimento.  “Licença-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria e todos os outros serviços do INSS poderão ser feito aquí” ressaltou Viana.

Orçada em R$ 1,4 milhão, a obra sofreu atraso por conta da dificuldade na cessão do terreno. Segundo Viana, ao contrário de outros gestores que demonstraram total interesse em ter o INSS na cidade, o prefeito de Altos, José Batista Fonsêca, se recusou a doar o imóvel. A doação só foi feita depois de interveniência do deputado Cícero Magalhães (PT) junto ao então governador Wellington Dias. “Não poderíamos deixar a região de Altos sem uma agência do INSS por falta de um terreno. O governo do Estado atendeu nosso pedido e em breve a população vai dispor do benefício” disse Magalhães.

Antes mesmo de concluída a obra já gera benefícios para a cidade. 95 por cento da mão-de-obra contratada é local. Além disso, o município deve arrecadar cerca de R$ 70 mil em impostos em cima do valor da construção. “ Milhares de pessoas vão passar por Altos todos os meses depois da abertura da agência. É uma oportunidade de também movimentar nossa economia”, analisa o vice-prefeito Marcelo Mascarenhas.
 
Fonte: ASCOM