Publicada Terça-feira, 26/04/2011
Geral
Pesquisa diz: Mulheres lideram no Empreendedorismo brasileiro
No Brasil, homens e mulheres têm buscado no empreendedorismo a oportunidade de estar no mercado quase que igualmente.

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Há um forte equilíbrio entre gêneros, já que dos 21,1 milhões de pessoas à frente de empreendimentos em estágio inicial (TEA) ou com menos de 42 meses de existência no Brasil, 50,7% são homens e 49,3%, mulheres. É o que mostra a mais nova edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, a GEM 2010, divulgada nesta terça-feira (26), pelo Sebrae, em entrevista coletiva em São Paulo.
 
A pesquisa aponta que a mulher brasileira continua sendo uma das que mais empreende no mundo. Apenas em Gana, as mulheres atingiram TEA mais altas que os homens, entre todos os outros 59 países participantes da pesquisa em 2010. Em Gana, a TEA é de 34%, com 4,3 milhões de empreendedores, sendo 37,1% mulheres e 30,8% homens.
 
Na 11ª edição da pesquisa no país, a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira é de 17,5%, o que equivale a 21,1 milhões de empreendedores brasileiros. A TEA é formada pela proporção de pessoas com idade entre 18 e 64 anos envolvidas com empreendimentos em estágio inicial ou com menos de 42 meses de existência. A taxa brasileira está acima da média histórica do país, que é de 13,38%. Em 2009, por exemplo, a taxa foi de 15,3%.
 
JOVENS EMPREENDEDORES
 
A GEM 2010 aponta também que no ano passado, todas as faixas etárias tiveram aumento nas taxas de empreendedorismo. A que obteve maior crescimento foi a faixa dos 25 aos 34 anos, com 22%. O Brasil segue a mesma tendência dos grupos de demais países analisados, nos quais esta é a faixa etária que prevalece.
 
A faixa etária de 18 a 24 anos foi o segundo grupo com maior crescimento, 17,3%, valor superior à dos empreendedores entre 35 anos e 64 anos, que varia de 9,5% a 16,6%.
 
O Brasil e a Rússia são os únicos países do G20 em que a faixa de 18 a 24 anos é mais empreendedora que a de 35 a 44 anos, após a faixa etária mais empreendedora de ambos, que é dos 25 a 34 anos.
 
A pesquisa GEM é realizada no exterior desde 1999. Chegou ao Brasil em 2000 por meio do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).. Em 2001, passou a contar com a participação do Sebrae. A GEM tem entre suas finalidades avaliar, divulgar e influenciar as políticas de incentivo ao empreendedorismo no Brasil e no mundo. Sessenta países participaram do estudo em 2010. Além da análise dos resultados da pesquisa, a publicação é enriquecida com um tópico especial sobre a mulher empreendedora brasileira, de autoria de Gina Paladino, assessora econômica da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
 
Fonte: Sebrae