Publicada Quinta-feira, 28/04/2011
Campanha
Comerciários lançam campanha salarial no dia 1º de maio
O lançamento da campanha salarial dos comerciários 2011/2012 será realizado no dia 1º de maio, no clube da categoria, durante a já tradicional Festa do Trabalhador.

Com o slogam “Exploração é crime. Denuncie”, a campanha salarial da categoria comerciária vai expor à sociedade e aos representantes dos poderes constituídos do Piauí a forma brutal de exploração que a categoria é submetida diariamente no local de trabalho.

“A jornada de trabalho da categoria beira às 50 horas semanais, pode-se dizer um regime de semi-escravidão, além do piso salarial que não satisfaz às necessidades básicas, o pagamento de hora-extra, férias e 13º salário com descontos indevidos, suspensões arbitrárias, tíquete alimentação irrisório, sem falar no assédio moral e preconceito a que são submetidos”, afirmou o secretário-geral do sindicato, Gilberto Paixão.

Além de buscar o acordo com o setor patronal para que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras sejam respeitados, segundo a legislação trabalhista, o Sindicato dos Comerciários de Teresina vai encaminhar levantamento sobre a exploração dos trabalhadores do comércio aos representantes da Superintendência Regional do Trabalho no Piauí, da Procuradoria Regional do Trabalho no Piauí, do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí, da Câmara Municipal de Teresina,  da Prefeitura Municipal de Teresina e da Assembléia Legislativa do Estado.

De acordo com Gilberto Paixão, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, é necessário que a sociedade, seus representantes administrativos tomem conhecimento da situação desumana em que trabalha os comerciários e comerciárias de Teresina, submetidos à ganância e mesquinharias do setor patronal. “Queremos respeito, dignidade e qualidade de vida”, disse.