Publicada Quinta-feira, 28/04/2011
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Levando em consideração as garantias direcionadas ao trabalhador, hoje dia 28 de abril, toda a classe trabalhadora faz uma reflexão as milhares de vitimas de acidente e doenças no trabalho.

A lei que preza pelo trabalhador fala da cidadania, dignidade da pessoa humana, dos valores sociais do trabalho e principalmente dos direitos humanos.

Todo trabalhador tem direito à carteira assinada, décimo terceiro, férias remuneradas, uma jornada de trabalho de 44hs semanais, porém o direito fundamental para uma melhor qualidade de vida do trabalhador é a segurança e saúde, que devem começar pelo ambiente de trabalho.

As estatísticas da Previdência Social apontam um número impressionante nos acidentes de trabalho de 2004 até 2007, (última publicação). Em 2004 foram 465.700 acidentes de trabalho, em 2005 subiu para 499.680 o número de vitimas.

No ano seguinte 2006 o crescimento foi bem menor que do ano anterior ficou em 503.890, o último registro em 2007 os casos de vitimas teve um aumento de 27,55% a mais que o ano de 2006, registrando 653.090. Os dados referem-se somente a trabalhadores (as) do setor privado.

A OIT (organização Internacional do Trabalho) estima cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, sendo 160 milhões casos de doenças ocupacionais. Isso pode comprometer em até 4% o PIB mundial.

Em Teresina essa data se consolidou com os movimentos sindicais e organizações sociais em frente a sede do SRTE (Superintendência Regional do trabalho e Emprego), no intuito de chamar a atenção das autoridades competentes para as condições existentes no ambiente de trabalho, reduzindo as estatísticas de acidente e doença no trabalho, além dos inúmeros problemas enfrentados pelas trabalhadores.

Para combater o alto número de acidentes e doenças no trabalho a SRTE busca fazer fiscalização através do Auditor Fiscal nos locais de trabalho onde são feitas denúncias, pois os empregados têm que trabalha com equipamentos de proteção que previna acidentes e doenças.