Publicada Segunda-feira, 02/05/2011
Sindcom
Sindicato dos Comerciários lança campanha salarial 2011
Com participação maciça de trabalhadores e trabalhadoras do comércio, a campanha salarial da categoria 2011 foi lançada no dia 1º de Maio,

durante a tradicional “Festa do Trabalhador”, realizada anualmente no clube. A data-base da categoria é 1º de junho.

Além de reajuste salarial com ganhos real, a categoria comerciária elegeu como bandeira de luta desta campanha o combate à exploração: a redução da jornada de trabalho, o combate ao assédio moral e a luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores.

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, o Estado do Piauí é um dos que mais acumulou resultados positivos em volume de vendas nos últimos meses. As vendas do comércio varejista do Piauí aumentaram 13,2% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, conforme os dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em janeiro, o Estado registrou um acréscimo de 6,2% nas vendas em relação a janeiro de 2010.

“Entendemos que é preciso que parte do lucro obtido pelos empresários sejam repassados aos trabalhadores em forma de salários dignos, mas principalmente na redução da exploração a que os empregados estão submetidos, trabalhando acima da jornada permitida e garantindo os direitos adquiridos por lei”, disse Gilberto Paixão

EXPLORAÇÂO É CRIME

Com o slogam “Exploração é crime. Denuncie”, a campanha salarial da categoria comerciária vai expor à sociedade e aos representantes dos poderes constituídos do Piauí a forma brutal de exploração que a categoria é submetida diariamente no local de trabalho.

“A jornada de trabalho da categoria beira às 50 horas semanais, pode-se dizer um regime de semi-escravidão, além do piso salarial que não satisfaz às necessidades básicas, o pagamento de hora-extra, férias e 13º salário com descontos indevidos, suspensões arbitrárias, tíquete alimentação irrisório, sem falar no assédio moral e preconceito a que são submetidos”, afirmou o secretário-geral do sindicato, Gilberto Paixão.

Além de buscar o acordo com o setor patronal para que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras sejam respeitados, segundo a legislação trabalhista, o Sindicato dos Comerciários de Teresina vai encaminhar levantamento sobre a exploração dos trabalhadores do comércio aos representantes da Superintendência Regional do Trabalho no Piauí, da Procuradoria Regional do Trabalho no Piauí, do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí, da Câmara Municipal de Teresina,  da Prefeitura Municipal de Teresina e da Assembléia Legislativa do Estado.