Publicada Terça-feira, 03/05/2011
O Contabilista nos Movimentos Sindicais
A contabilidade tem um importante papel na sociedade e nos movimentos sindicais, ela é indispensável nas categorias, e leis trabalhistas.

Foi no dia do contador, 25 de abril que profissionais e estudantes foram homenageados com palestra e discusões sobre “A importância da contabilidade”. A Fundação dos Comerciários também recebeu uma homenagem, através do contador Eligier Amorim.

Sabendo dessa importância para os movimentos sindicais, entrevistamos o Contador Perito Benedito da Graça, Presidente da Associação dos Peritos Contadores do estado do Piauí – APCEPI e professor universitário.

Qual o papel do contador nos movimentos sindicais?
Benedito –
Na verdade a contabilidade é uma ferramenta para os movimentos sindicais, eu considero a principal ferramenta, por que sem a contabilidade o movimento sindical não consegue atingir os três pontos principais para a contabilidade que são a campanha salarial, a manutenção do emprego e a homologação das rescisões.

Qual a importância do contador na campanha salarial?
Benedito -
Com a contabilidade o sindicato tem uma idéia do quanto será reivindicado. A contabilidade é quem fornece essa informação, através da inflação, dos grupos das empresas. Hoje qualquer sindicato precisa da contabilidade para saber o valor que será reivindicado.

Por que a contabilidade é importante na manutenção do emprego?
Benedito -
Porque o contador e o sindicato vão avaliar se a empresa esta tendo lucro ou prejuízo na situação de mercado, se ela esta tendo influência exterior, por exemplo: hoje com o dólar baixo isso influência direto na indústria que vai ter um reflexo no comercio, se a indústria produz menos porque é mais fácil o comercio comprar do exterior, também pode refletir no comercio e como conseqüência as empresas vão reduzir no emprego.

Como o contador atua na homologação das rescisões?
Benedito –
O sindicato precisa saber se as verbas rescisórias estão corretas, se aquilo que a empresa calculou para demissão do trabalhador foi feita de forma correta de acordo com a CLT, então o contador atua direto nesta função.

Como funciona a associação de peritos?
Benedito –
A associação foi fundada  porque no Piauí não tinha peritos cadastrados e nós convidamos os peritos profissionais a fundar uma associação no intuito de cadastra profissionais que atuam como assessoria, com perfil tanto na justiça do trabalho como nos movimentos sindicais. Temos uma tabela de honorários e nomes de profissionais publicada no diário da justiça do estado, e durante o trabalho do associado, são feito acompanhamento direto, dado credibilidade aos profissionais de outras áreas.

O dia 25 de abril foi comemorado o dia do contador, o que a categoria tem a comemorar?
 Benedito –
Bom, nossa categoria envolve dois níveis, o médio (técnico - contabilista) e o Profissional (Bacharel - contador), com a lei N°12.249/10 que institui o Exame de Suficiência, os bacharéis só poderão ter o registro em CRC os profissionais que passar pelo o exame, essa foi uma de nossas grandes conquistas.