Publicada Quarta-Feira, 04/05/2011
Nova Identidade terá custo para o cidadão
Praticidade ou complicação? A nova identidade está chegando e com ela muitos questionamentos e curiosidade.

A lei que autoriza o novo registro civil único foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009. O objetivo é gerar um número nacional a todos os brasileiros natos e naturalizados, além de unificar documentos como CPF, dados da carteira de habilitação ou titulo de eleitor (ficando opcionais).

O RIC (Registro de Identidade Civil) virá em forma de cartão magnético feito de policarbonato, com alta resistência e durabilidade, preparado para o processo de gravação a laser, que dificulta a alteração dos dados impressos.

Com a impressão digital e chip eletrônico a nova RIC incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e a validade que será de 20 anos.

Tudo isso assusta? calma, a nova RIC ainda não decolou, a previsão é para junho deste ano, sendo substituída pelo RG de forma gradual, sendo válida pelo menos até que todo cidadão seja recadastrado.

O custo
Devido ao auto custo das confecções do cartão, o governo decidiu que os próprios brasileiros terão que pagar pelo novo documento.

O custa orçado do cartão esta em torno de 40,00 podendo ser concedido a 15,00 com a redução, pois o valor da produção gira em torno de 20,00. Para pessoas carentes o governo federal distribuirá gratuitamente 2 milhões de RICS e os beneficiários do bolsa família, ficarão isentos do pagamento do documento.