Publicada Quarta-Feira, 04/05/2011
Consumidor
Consumidores não resistem a um cartão de loja
As facilidades e variedades de cartões de lojas acabam atraindo consumidores as compras.

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Cartões de lojas podem ser principal causa de endividamento de consumidores. É cada vez mais comum ao entrar em uma loja receber a oferta de cartões de crédito da própria loja. A adesão é atraente, já que com esse cartão o consumidor passa a ser um cliente diferenciado, com descontos exclusivos e melhores condições de parcelamento em relação aos clientes comuns.

No entanto, a troca dos velhos carnês pelos novos cartões vem causando uma série de dores de cabeça para os usuários, pois além do acúmulo de vários cartões desse tipo, esses ainda trazem a facilidade de parcerias com bancos, podendo ser utilizados como cartões de crédito.

Essa forma de comprar através do crédito vem se espalhando, principalmente entre as pessoas ganham até dois salários mínimos. Os cartões oferecidos pelas lojas, apresentados como uma grande alternativa para a população, são os que apresentam o maior número de denúncias no Procon.


Os números do Ministério da Justiça não deixam qualquer dúvida sobre o grande vilão dos consumidores brasileiros. Conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as reclamações referentes aos cartões de crédito representam 12,09% do total, vindo, em seguida os telefones: celular (10,46%), fixo (9,76%), aparelho celular (8,30%); e depois os bancos comerciais (7,75%).

Entre as principais reclamações dos clientes, a que se destaca são as cobranças indevidas; seguidas por problemas como não cumprimento de contrato; alteração, transferência, irregularidade, rescisão e cálculo de prestação em atraso. Essas reclamações aumentam quando os cartões permitem que o consumidor use o cartão de uma loja em outro comércio, com o mesmo crédito aprovado e possibilidades de parcelamento.

Vale lembrar que o uso desses cartões, geralmente, é regional.Para o advogado Leonardo Airton, os cartões de crédito, conhecidos também por dinheiro de plástico, oferecem diversas facilidades para os clientes, porém, devem ser usados com cautela pelo consumidor.

“É essencial que esses cartões sejam utilizados por pessoas que conseguem controlar suas dívidas, assim poderão efetuar sempre em dia o pagamento das faturas no valor total. Se puder é sempre recomendável usar apenas um cartão de crédito. Com vários cartões, aumenta o número de anuidades e fica mais difícil controlar as despesas. Também é necessário evitar sacar dinheiro com o cartão de crédito, afinal os juros cobrados são bastante altos”, enfatiza o advogado.

Leonardo Airton ainda dá algumas dicas na hora do consumidor escolher o cartão. “Escolha o cartão de acordo com sua necessidade, ou que costume comprar mais durante o mês. Na hora da decisão, considere o preço da anuidade, os serviços oferecidos, os juros e a data de vencimento da fatura. É importante que, após a escolha, guarde os comprovantes de compra e confira o extrato do cartão”, finaliza Leonardo.

Fonte: Cidade verde