Publicada Quinta-feira, 08/09/2011

Piauí apresenta baixa umidade relativa do ar
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

                0

Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, da Bahia, do Maranhão, Piauí, do Tocantins, de São Paulo, de Minas Gerais e o Distrito Federal seguem em alerta ontem (7) em razão da baixa umidade relativa do ar.

Em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal, no Tocantins, em São Paulo e em Minas Gerais, o índice fica em torno de 20%, enquanto na Bahia, no Maranhão e no Piauí, a estimativa é que a umidade não passe de 30%.

Já em Santa Catarina e no Paraná, o alerta é para chuvas de intensidade moderada a forte, com trovoadas, rajadas de ventos ocasionais e queda eventual de granizo em áreas isoladas.

Efeitos

A baixa umidade do ar castiga o corpo pra valer. Olhos, nariz e garganta ressecados viram porta de entrada para vírus e bactérias, os rins não funcionam direito, a pele ganha aspecto envelhecido.

O que fazer

Para se prevenir dos efeitos do tempo seco, especialistas recomendam hidratar o corpo e evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre, sobretudo entre 9 da manhã e 4 da tarde. As pessoas devem ingerir muito líquido, como água, sucos e chás, fazer refeições leves, com frutas e verduras, e hidratar a pele. Também é importante usar roupas leves.

Em caso de mal-estar ou sintomas mais graves, deve-se procurar atendimento médico.

Fonte: acessepiauí