Publicada Quarta-Feira, 21/09/2011
Paralisação
Médicos suspendem atendimento por planos de saúde
Movimento deve paralisar o atendimento em 5 planos em todo o país

                0

Médicos do país inteiro realizam nesta quarta-feira (21), a paralisação do atendimento nos planos de saúde que não ainda negociaram os honorários pagos a categoria por consultas e outros procedimentos médicos. 

Com o movimento, a categoria pretende chamar a atenção dos planos e da população em relação ao suposto desrespeito das operadoras com os profissionais médicos. No Piauí, a concentração para o movimento acontece a partir das 7 horas, na sede do Sindicato dos Médicos (Simepi).

A paralisação de 24 horas atingirá apenas o atendimento de pacientes para consultas e procedimentos de rotina. Os casos de urgência e emergência serão garantidos. Os médicos piauienses vão paralisar as atividades ficarão paralisadas em pelo menos cinco planos de saúde: CapeSaúde, Geap, Cassi, CorreioSaúde, SaúdeCaixa.

Os médicos cobram das operadoras, reajuste permanente no valor pago pelas consultas, exames e cirurgias. Além de que todos os procedimentos passem a ter como referência a nova tabela de Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). A classe também reivindica o fim da interferência das empresas na autonomia dos médicos, como recusar exames ou dificultar a internação de pacientes.

"Reivindicamos uma atuação livre, onde os planos de saúde não interfiram no nosso trabalho: nas cirurgias, exames que solicitamos. Quem sabe se um paciente precisa ou não de um procedimento é o médico, portanto é o médico que deve tomar essa decisão! Atualmente os operadores de planos de saúde interferem muito nessa situação e isso tira a nossa autonomia", argumenta Samuel Rego, presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos.

Fonte: Portalodia