Publicada Sexta-feira, 23/09/2011
Anti-inflamatórios podem causar câncer nos rins.
O uso de medicamentos Anti-Inflamatórios Não Esteroides – AINE's sempre foram associados a lesões no estômago, mas também a redução do risco de alguns tipos de cânceres, incluindo colorretal, mama e próstata.

Porém, os resultados de uma pesquisa recente, sugere que o uso frequente deste medicamentos, podem aumentar o risco de câncer nos rins.

A pesquisa não é conclusiva, já que a diferença entre usuários regulares e não usuários no estudo foi pequena. Pesquisadores calcularam que, se há uma relação de causa e efeito, cerca de 10 mil pessoas teriam que tomar os medicamentos regularmente para uma pessoa ter câncer de rim.

Isso não é suficiente para suspender o uso de anti-inflamatórios, especialmente por causa de seus potenciais benefícios em relação a outros tipos de câncer, mas que se deva ter um maior controle quanto ao uso indiscriminado, como vem acontecendo principalmente no Brasil. Mas se o estudo for confirmado, riscos e benefícios devem ser considerados na hora de decidir quando dar AINE’s, especialmente para um longo período de tempo.

Os pesquisadores detectaram também que usuários de medicamentos que relataram tomar aspirina (AAS) regularmente (duas ou mais vezes por semana) não tinham mais chances de serem diagnosticadas com câncer de rim do que aqueles que não tomaram analgésicos.

Porém, os participantes que tomavam os AINEs, incluindo o ibuprofeno (comercializado como Advil) e naproxeno (comercializado como Naprosyn), foram cerca de 50% mais suscetíveis a serem diagnosticados com o câncer. O risco foi ainda maior em pessoas que tomaram AINEs regularmente por dez anos ou mais.

Os pesquisadores ainda não conseguem explicar porque a aspirina não aumenta o risco de câncer no rim, mas outros AINEs sim, sendo que as drogas funcionam de maneira similar.

Fonte: 180graus