Publicada Terça-feira, 27/09/2011
Pesquisa
Gasolina do Piauí é a terceira mais adulterada do país, aponta ANP
Os mais de 450 mil proprietários de veículos no Piauí, que funcionam a gasolina, precisam ficar de olho aberto na hora de abastecê-lo.

                0

O produto oferecido nas bombas do Estado é o terceiro pior em qualidade do país, conforme levantamento realizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), nos últimos três meses.

A pesquisa analisou 521 amostras de gasolina nos postos de combustíveis de várias regiões piauienses, entre os meses de junho, julho e agosto deste ano, e verificou não-conformidade, ou adulteração, em 17 delas. Isso representa um índice de adulteração de 3,3%, o terceiro maior do país no mesmo período, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (4,8%) e Rio Grande do Norte (9,5%), que atualmente tem a pior gasolina do Brasil.

Comparando com a qualidade da gasolina atestada no Piauí em 2010, o percentual de adulteração no último trimestre é quase o dobro, ou seja, durante todo o ano passado o índice de não-conformidade do produto piauiense fechou em 1,9%, um dos menores do país, já no último trimestre foi de 3,3%. O mês de julho foi o pior no teste de qualidade, quando foram verificadas 10 amostras adulteradas em um universo de 180 pesquisadas (5,5%).

Fonte: portalz