Publicada Quarta-Feira, 28/09/2011
Solidariedade
Evangelina Rosa faz campanha para doação para banco de Leite
Cresce a cada dia a demanda por leite materno na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina. O alimento é essencial para recém-nascidos e pode salvar vidas, principalmente dos prematuros.

                0

Por dia, a Evangelina Rosa precisa coletar pelo menos 8 litros de leite, mas a quantidade não chega a metade. Em virtude dessa realidade, o Banco de Leite da Unidade de Saúde está programando uma campanha de sensibilização, já que no dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.

Instituída pelo Ministério da Saúde através da Portaria Nº 1.893, de 2 de outubro de 2003, a data representa para os Bancos de Leite do Brasil um momento especial, onde realizam ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite humano.

“A Maternidade Evangelina Rosa faz uma média de 40 partos por dia, desses, seis são bebês prematuros, que nascem com peso baixo, cerca de 750 gramas”, afirma Vanessa Paz, supervisora do Banco de Leite.

Atualmente, 80 bebês prematuros estão internados na UTI da maternidade e na Unidade de Cuidados Intermédiários (Ucin). Para se ter uma ideia, apenas 1 ml de leite materno pode salvar a vida de um bebê prematuro que está iniciando sua dieta alimentar.

“Um bebê que nasce com 750 gramas, caso não tenha o leite materno, tem que tomar um leite especial, normalmente de preço elevado. Com 50 ml de leite materno alimentamos 50 bebês”, explica Vanessa.

Para a supervisora, a campanha pretende sensibilizar a população em geral para a importância da doação. “Reduzir a mortalidade infantil é dever de todos, queremos sensibilizar desde as mães até as pessoas que queiram ajudar a salvar vidas, pois apenas 1 ml é capaz de amenizar o sofrimento de um prematuro”, ressalta Vanessa Paz.

Segundo Cristiane Moura Fé, diretora da Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Sesapi, a intenção da Secretaria de Estado da Saúde é chamar a atenção da população não só nos meses de campanhas, mas sistematicamente, já que as doações sofrem uma queda após a mobilização que é feita naquele momento.

“Já temos parceiros importantes para divulgarmos continuamente a campanha. Queremos atingir todo o Estado e, principalmente aquelas mães carentes, que são as que mais alimentam o Banco de Leite da Evangelina Rosa, para isso estamos contando com a ajuda de cada piauiense”, destaca.

Doação

A mãe que desejar doar pode acondicionar o leite em frascos de vidro com tampa plástica e em seguida levar ao congelador. Caso não possa se deslocar à maternidade para deixar o material, o Banco de Leite dispõe de equipe para coletar os recipientes em domicílio.

As mães que tiverem problemas na coleta do leite ainda podem solicitar atendimento por telefone ou na própria residência. Os contatos são: 0800 280 2522 e 3228 2022

A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.

Fonte: acessepiaui