Publicada Segunda-feira, 10/10/2011
Sindcom
Trabalhadores se preparam para Conferências Estaduais do Trabalho Decente
Para as discussões a conferência levantou temas como: geração de emprego com proteção social, erradicação dos trabalhos escravo e infantil.

As discussões do trabalho decente estão acontecendo em todos os municípios através das conferências, neste sábado (08), o debate aconteceu na cidade de Teresina, sendo a primeira Conferencia de Emprego e Trabalho Decente do Território entre rios. O encontro aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI.

O objetivo do evento foi dialogar junto ao poder publico, empresários e trabalhadores, as propostas do Trabalho Decente no Estado do Piauí. Um dos momentos do evento foram eleitos delegados para participarem da I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente (CEETD/PI) marcada para os dias 21 e 22 de outubro.

Durante o evento a superintendente Paula Mazullo falou da importância para a construção na agenda do trabalho decente. “Este encontro vem tratar de uma conferencia total mentalmente diferente das demais, pois seus delegados serão bem representados pelos participantes aqui presentes”, frisar a superintendente.

A participação massiva veio da bancada dos trabalhadores, de onde saiu o maior número de delegados, chegando a 44 delegados eleitos. Um grande conquista para o Sindicato dos Comerciários, foi à quantidade de delegados eleitos para representar a categoria nas conferências.

“Nossa categoria está de parabéns, conseguimos eleger quase 30% de delegados, isso já é um começo para ampliarmos essa discussão dentro da classe comerciária, que tanto clama por trabalho decente”, comemora Gilberto Paixão Secretario Geral do Sindicato dos Comerciários.

Para a delegada eleita Socorro Cruz, esse momento irá contribuir muito para classe trabalhadora. “É uma promoção   de dialogo social que com certeza irá abrir  caminhos para conquista e avanço dos trabalhadores”, comenta Socorro.

Participaram também do encontro representantes do Governo do estado, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí, assim como os sindicatos patronais e laborais e da sociedade em geral.