Publicada Quinta-feira, 13/10/2011
Creche
Outubro é o mês da luta pela creche
Outubro é o mês que escolhemos para nossa luta, mas a creche gratuita e de qualidade para todos e todas é importante todos os meses do ano tanto para pais quanto para filhos.

                0

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) aproveita o mês das crianças para reforçar a importância dessa política pública.

O Brasil possui mais de 24 milhões de crianças de 0 a 6 anos para serem atendidas em cerca de 46 mil creches – sendo 19 mil unidades da rede privada e quase 27 mil da rede pública. As estatísticas só fazem da realidade algo mais assustador. Para atender toda a demanda, cada creche deveria receber, em média, 520 crianças.

Atualmente, apenas 2 milhões de crianças de 0 a 5 anos estão matriculadas em creches. Isto resulta no trabalho precarizado e sem direitos garantidos de diversas mulheres  e jovens que se ocupam com o cuidado de mais de 20 milhões de crianças devido a falta de vagas em creches e escolas de tempo integral. Além disso, muitas vezes a falta dessa política pública resulta em trabalho infantil, pois uma criança passa a cuidar de outra para que os pais possam trabalhar.

Por isso, a Contracs defende e luta pela creche que é um direito das crianças e pais e um dever do estado, conforme estabelece a Constituição Federal e a Consolidação das Leis Trabalhistas.

Anualmente a confederação também lança a campanha pela creche, incentivando seus sindicatos e federações filiados a se engajarem nesta luta,  cobrando do poder público, através de audiências públicas, mais investimentos na área de educação e a abertura de creches de qualidade e para todos.

Essa luta tem que ser de todos e todas, por isso contamos com o apoio do movimento sindical, movimentos sociais e as mais diversas organizações populares, pois só mobilizados e cobrando esse direito é que garantiremos o presente e o futuro de nossos pequeninos e pequeninas.

Fonte: Contracs