Publicada Terça-feira, 18/10/2011
Fim da greve
Assembléia decide pelo fim da greve dos Bancários
Em assembléia realizada na noite desta segunda-feira (17), o sindicato dos bancários decidiu pelo fim da greve da categoria. No Piauí, a paralisação já durava 21 dias.

A maioria dos bancários presentes aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos, Fenaban, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal

“A proposta não foi excelente, mas foi razoável e agora é mais um ano de luta para uma nova proposta no próximo ano com mais ganhos para o trabalhador bancário”, disse José Ulisses de Oliveira, presidente do Sindicato dos Bancários.

Após intensas manifestações os bancários conseguiram um reajuste salarial de 9%, valorização do piso da categoria em 12%, que passa para R$ 1.400 e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com aumento da parcela fixa da regra básica para R$ 1.400 e do teto da parcela adicional para R$ 2.800.

Apenas os bancários do banco do Nordeste, BNB, permanecem em greve. Não foram oferecidas propostas especificas para os trabalhadores do banco e eles decidiram continuar a paralisação.

Os dias de greve não serão descontados, mas serão compensados em até duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, até o dia 15 de dezembro e, assim como nos anos anteriores, eventual saldo após esse período será anistiado.

As propostas específicas do BB e da Caixa também apresentam melhorias para os bancários, envolvendo questões de carreira e condições de trabalho, dentre outras. Entre os principais avanços, destacam-se a PLR social e a contratação de cinco mil empregados na Caixa e a valorização do plano de cargos e salários no BB.

Fonte: acessepiauí