Publicada Quinta-feira, 20/10/2011
Homenagens
Comerciários são homenageados pela Assembléia‏
No dia de comemoração os trabalhadores denunciam que 74% da categoria se sente explorada.

Uma sessão solene realizada hoje (20), na Assembléia Legislativa, marcou a passagem dos 70 anos do Sindicato dos Comerciários de Teresina. A proposição foi do deputado Cícero Magalhães (PT), comerciário filiado à entidade, na qual ocupou cargo na direção por mais de uma década.

Magalhães lembrou das conquistas alcançadas à frente do sindicato. “Nós, com o apoio de outros trabalhadores, conquistamos, através de lei municipal, o direito de não trabalhar aos domingos, feriados e no regime de 24 horas” ressaltou.

Com faixas e cartazes, os trabalhadores presentes no plenário da Casa, destacaram índices de pesquisas internas que mostram que 74% da categoria se sente explorada, enquanto 50% dos comerciários afirmam haver preconceito contra a mulher no comércio. O secretário-geral do sindicato, Gilberto Paixão, chamou atenção para os baixos salários. “Para viver com dignidade nosso salário deveria ser de R$ 2.500,00, segundo o DIEESE. Recebemos 1/4 disso” esclareceu Paixão.

Fundado em 28 de abril de 1941, o Sindicato dos Comerciários de Teresina tem atualmente mais de 25 mil sócios.  Dispõe de serviços na área de saúde, capacitação profissional e lazer aos filiados.

Convidado especial do evento, o prefeito Elmano Férrer parabenizou os trabalhadores. “Nosso reconhecimento ao trabalho desse sindicato que representa uma categoria tão importante para nossa capital”, disse Férrer.

Participaram também do encontro a Superintendente Regional do Trabalho, Paula Mazzulo, o presidente do Diretório Municipal do PT, Francisco Sales, o Presidente da CUT, Manoel Rodrigues, o Secretário de Desenvolvimento Rural do Município, Sérgio Vilela e o Presidente do Sindicato dos Rodoviários, Francisco das Chagas.