Publicada Segunda-feira, 15/04/2024

Sindicato participa do lançamento do comitê em defesa da classe trabalhadora
Com faixas e falas, a CUT- PI e suas entidades filiadas, realizaram na manhã desta segunda (15) o lançamento do Comitê de Lutas em Defesa da Classe Trabalhadora, da Democracia e pela Vida, e a apresentação da cartilha de informações.

                2

O ato pacifico ocorreu na Praça Rio Branco e reuniu varias entidades sindicais e representantes para discutirem junto com a sociedade as diversas bandeiras de lutas pautadas pelo comitê. 

Além da conscientização da sociedade, também é papel do Comitê mostrar a realidade de cada segmento bem como buscar o dialogar em situações que haja conflitos ou que esteja prejudicando a vida do trabalhador, é o caso dos comerciários de Teresina. 

De acordo com o secretário geral, Marcelino Moura, o Comitê vem para facilitar as conquistas de situações que estejam precarizando e retirando direitos da categoria. 

“Há tempos que a categoria comerciária vem sofrendo com o transporte coletivo, essa luta não é somente da sociedade, é responsabilidade nossa reverter essa situação, agora com o comitê vamos ganhar forças nos unindo para dar dignidade aos trabalhadores”, reafirma Marcelino durante sua fala. 

Entre as bandeiras de lutas do comitê estão: 
- Juros Baixos; 
- Não as Privatizações;
- Financiamento para a Agricultura Familiar;
- Regulamentação dos Trabalhadores por Aplicativo;
- Serviço Público de Qualidade;
- Transporte Público de Qualidade;
- Valorização do Salário Mínimo.

O Comitê irá funcionar na sede da CUT – PI e tem como membros representantes dos sindicatos filiados.