Publicada Sexta-feira, 08/08/2014
Curso
Contracs capacita novos dirigentes de sindicatos do ramo das regiões Norte e Nordeste
Ss dirigentes sindicais discutiram temas como o desafio da classe trabalhadora frente ao cenário político-econômico, reforma política e democratização das comunicações.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) reuniu novos dirigentes de sindicatos do ramo dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Bahia, Pernambuco, Piauí e Rondônia, durante curso de formação entre os dias 4 e 8 de agosto de 2014, na Obra Kolping, em Teresina.

Os novos dirigentes conheceram, inicialmente, a história da organização da classe trabalhadora no país, suas principais lutas e o papel dos sindicatos, a história da Contracs e da CUT, seus compromissos e a disputa por um novo projeto, além de discutirem as dimensões do mundo do trabalho, a organização sindical e os instrumentos de ação sindical.

A partir de análise da conjuntura nacional, feita por Marcelo Mascarenhas, os dirigentes sindicais discutiram temas como o desafio da classe trabalhadora frente ao cenário político-econômico, reforma política e democratização das comunicações.

De acordo com o secretário de Formação da Contracs, Olinto Teonácio Neto, os cursos estão sendo realizados de forma descentralizada para troca de experiência, trazendo formação para o pessoal que está entrando. “Tem gente nova e que precisa de formação. Lógico que está mesclado, com gente nova e gente antiga no movimento e que também precisa fazer uma reflexão”, disse.

Alci Matos, presidente da Contracs, afirmou que estes cursos de formação são de tamanha importância pois valoriza os novos dirigentes de sindicatos do ramo. “Vamos ter novos dirigentes debatendo e dialogando sobre o conteúdo comércio e serviços, sobre a reestrutura produtiva das categorias”, afirmou.

De acordo com o presidente da Contracs, é necessário se fazer formação para que os novos dirigentes possam potencializar os direitos e as condições para nossas categorias. “Esses trabalhadores terão a condição de fazer análise de conjuntura regional, olhar as condições da história do movimento sindical, avaliar sua tática e sua prática e tirar dali uma estratégia pro novos períodos dentro do sindicato”, disse.