Publicada Sexta-feira, 23/01/2015

Vereador Paixão solicita mais segurança para Teresina em reunião com comandante da PM
O comandante da PM, coronel Carlos Augusto, se comprometeu em fazer um esforço e garantir mais policiamento.

Em reunião na manhã desta quarta-feira (22) com o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, o vereador de Teresina Gilberto Paixão (PT) e lideranças comunitárias apresentaram uma série de solicitações referentes ao reforço de policiamento nos mais diversos bairros e na zona rural.

Paixão afirmou que tem recebido diversas lideranças comunitárias em seu gabinete na Câmara Municipal, onde o principal tema é a falta de segurança. “São relatos diários de assaltos à mão armada, arrombamentos, tráfico de drogas em vilas e favelas. A população está desesperada com tanta violência nas ruas”, afirmou.

Uma comissão de trabalhadores do comércio apresentou ao comandante da PM um quadro de insegurança que afeta os funcionários das lojas do centro comercial. “São assaltos constantes antes de entrar nas lojas quanto após o expediente. Existe inclusive caso de estupro nas lojas do centro. A falta de segurança é real. Todos os trabalhadores estão apreensivos, principalmente os que trabalham até às sete oito horas da noite”, disse Sérgio Brito, da diretoria do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

Os moradores e lideranças da zona norte, Jurandir Ferreira e Everaldo, afirmaram que na região da grande Santa Maria da Codipi, em especial o Parque Brasil, Jacinta Andrade, entre outros bairros e vilas, a criminalidade chegou ao extremo. “Todos os tipos de delitos, como assaltos, arrombamentos, tráfico de drogas, dominam a região. Existe policiamento, mas é insuficiente para combater os criminosos”, afirmou Jurandir.

Na zona rural, segundo o presidente da Federação das Entidades Comunitárias da Zona Rural, Moisés Teodoro, a situação também é crítica e merece atenção dos órgãos competentes.

Apesar do efetivo e das condições que administra a estrutura da Polícia Militar, ainda com bastantes dificuldades encontradas, o comandante da PM, Carlos Augusto, se comprometeu em fazer um esforço para melhorar o policiamento na capital.

De acordo com o comandante, a partir de segunda-feira, o policiamento na área do centro será reforçado, com rondas nos horários de entrada dos funcionários. Em relação à onda de violência na região da Grande Santa Maria, Carlos Augusto informou que está intensificando operação pente fino para combater o tráfico de drogas e uso de armas. Para a zona rural, o comandante afirmou que a Polícia Militar organizará a volta do Pelotão Rural, a partir da próxima semana.