Publicada Quinta-feira, 30/06/2016
VITÓRIA
Comerciários fecham Convenção de Trabalho e cancelam greve
A greve marcada para iniciar esta sexta-feira, dia 1º de julho, foi cancelada pela categoria.

A categoria comerciária e o setor patronal renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho 2016-2017, na manhã desta quinta-feira (30), com a mediação do Tribunal Regional Trabalho, em audiência realizada na sede do TRT. Em virtude disso, não mais acontecerá a greve, por tempo indeterminado, marcada para iniciar amanhã (1º de julho).

O piso salarial, o tícket alimentação, o domingo trabalhado e índice para quem já recebe acima do piso foram reajustados em 9,82%, índice da inflação acumulado, descontado a antecipação salarial. Com isso, o piso para os trabalhadores e trabalhadoras do setor lojista passa para R$ 981,79; o ticket fica em R$ 7,25; o domingo trabalhado foi fixado em R$ 45,57 e o reajuste de 9,82% para que ganha acima do piso.

Outros setores do comércio, como os supermercadistas e atacadistas já haviam fechado suas convenções de trabalho. O piso dos trabalhadores e trabalhadoras em supermercados passa para R$ 1.035,43, o ticket alimentação fica em R$ 9,83, o domingo trabalhado custará agora R$ 52,71 e 9,82% de reajuste para que ganha acima do piso. No setor atacadista, o piso será de R$ 1.000,00, o ticket passa para R$ 9,00 e 9,82% para quem ganha acima do piso.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Valdivino Nonato de Sousa, o apoio, a presença e a luta da categoria comerciária nas assembleias, nas ruas durante a mobilização, foram determinantes para que a categoria conquistasse este índice de reajuste. “Em outros estados, muitos acordos foram fechados com índices abaixo da inflação. Além de mantermos o índice de reajuste pela inflação, não tivemos retrocessos, como queriam os empresários, ao ameaçarem acabar com a antecipação salarial”, disse Valdivino Nonato.