Publicada Quinta-feira, 25/04/2024
HISTÓRIA
Luta da classe trabalhadora do comércio de Teresina é tema de mestrado e doutorado
A doutora em História, Eliane Silva, pesquisou a luta dos trabalhadores no comércio de Teresina, abordando diversos temas.

A doutora em História, Eliane Silva, autora de estudo de Mestrado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutorado, na Universidade Federal Fluminense (UFF)) sobre a luta dos trabalhadores no comércio de Teresina (PI), fala da suas pesquisas na semana em que o Sindicato dos Comerciários de Teresina completa 83 anos. Ele foi fundado no dia 28 de abril de 1941.

Em relação à dissertação de Mestrado, Eliane Silva afirmou que este trabalho é uma reflexão em torno da história e memória do Sindicato dos Comerciários de Teresina, com o objetivo de identificar as lutas, as estratégias de conflito e de negociação e as conquistas vivenciadas pelos comerciários de Teresina, no período compreendido entre 1984 e 1999.

Para tanto, segundo ela, foram utilizados os jornais impressos de circulação local e o periódico interno do sindicato, intitulado Balcão, bem como a técnica/metodologia da história oral, através de depoimentos de comerciários que atuaram em cargos da direção do sindicato.

Sobre o Doutorado, Eliane Silva apresenta como objeto de estudo o sindicalismo comerciário de Teresina no período compreendido entre 2000 e 2016. Com o objetivo principal de analisar sua organização político-sindical, destacando como a participação político-partidária das lideranças do Sindicato definiu suas ações sindicais.

A partir disto, buscamos caracterizar a relação entre a entidade e a CUT piauiense, identificar as ações coletivas (campanhas salariais, paralisações e greves) e, com isso, discutir os diversos aspectos da dinâmica das experiências sindicais e políticas dos dirigentes sindicais.