Publicada Quinta-feira, 25/04/2024

Sindicato dos Comerciários: lutas e direitos conquistados

Ao longo de mais de 25 anos, a categoria comerciária vem conquistando direitos e benefícios, através de muita luta nas ruas e negociações com o setor patronal.

Apesar de conjunturas desfavoráveis, como a Reforma Trabalhista, com a retirada de direitos da classe trabalhadora, nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro, além da pandeia da covid-19, o Sindicato dos Comerciários se manteve firme, denunciando a exploração, às precárias condições de trabalho e de salários.

Nos 83 anos de fundação, o Sindicato dos Comerciários parabeniza toda categoria comerciária teresinense, conclamando a todos a continuarem lutando sempre contra toda a forma de exploração.

Temos muito a comemorar também. Confira algumas das lutas e conquistas da categoria comerciária de Teresina.
- Ticket alimentação é um direito conquistado - para os trabalhadores com jornada acima de 6 horas; Uma luta de mais de 20 anos.
- Campanhas Salariais anuais (Luta por reajuste salarial, trabalho digno e qualidade de vida).
- Plano de saúde para o os trabalhadores de supermercados;
- Creche para as mães trabalhadoras do comércio colocar seus filhos – Um sonho concretizado.
- Luta da categoria contra a Reforma Trabalhista;
-Categoria comerciária diz Não à Reforma da Previdência;
-Luta pela melhoria no sistema de transporte coletivo de Teresina;
-Luta das mulheres comerciárias contra o feminicídio;
SAÚDE
Construção da nova Clínica dos Comerciários, com investimentos próprios, oriundos das contribuições sindicais descontados da categoria comerciária;
-Ampliação os serviços de atendimento;

EDUCAÇÃO-
- Convênios com escolas do ensino fundamental, médio e com faculdades (graduação e pós-graduação);

- ESPORTE E LAZER
Clube dos Comerciários, na estrada da Cacimba Velha;
Colônia de Férias (Sindcom Praia), em Luiz Correia;
-  Tradicional Festa dos Comerciários (Dia dos Comerciários);
- Festa do Trabalhador (1º de Maio).
-  Campeonato de Futebol dos Comerciários;
- Melhor gramado dos campos de futebol amador de Teresina;
- Iluminação do campo de futebol do Clube dos Comerciários, na Cacimba Velha;
- Festa dos Aniversariantes do Mês.